sexta-feira, 11 de abril de 2008

Juventude quilombola representa Palmas em Conferência Estadual

Jovens de comunidades negras de Palmas tomam iniciativa e participam de evento que deve nortear as políticas públicas para a juventude

Por Larissa Mazaloti

De acordo com informações da página eletrônica do governo Federal, a Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude é um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade, onde são expostos os desafios e definidas alternativas para a juventude. O evento é realizado de dois em dois anos e reúne jovens e interessados de todo o Brasil.
As etapas municipal, regional e estadual devem ser cumpridas para que a nacional seja realizada. A secretaria de Infância e Juventude do Paraná informa os órgãos de Ação Social dos municípios, para que seja organizada a Conferência Municipal. Em Palmas, conforme o departamento de Ação Social, não houve a Conferência Municipal por conta de uma decisão da regional, de não realizar conferências municipais e centralizar tudo na fase regional, que aconteceu em Marmeleiro. A responsável pela divisão da Criança e do Adolescente, Jaqueline Baptista Dornelles informa que cerca de dez pessoas foram para o encontro regional, com o apoio da prefeitura, que cedeu o transporte. Ela afirma que a participação de Palmas nas oficinas foi satisfatória.
A jovem quilombola Erinéia Santos da Silva, que participou das etapas regional e estadual lamenta que num município onde os diversos problemas sociais, estão muitas vezes ligados a juventude, a movimentação tenha sido pouca.
A conferência Estadual, que ocorreu em Faxinal do Céu de 21 a 23 de março teve a presença de 700 jovens do Paraná e, segundo Erinéia, Palmas foi citada entre os municípios que não se envolveram, e não mandaram justificativas ou propostas para debate em nível de Estado. Em Faxinal, apenas ela, da comunidade Adelaide Maria Trindade Batista e mais cinco quilombolas da comunidade Tobias Ferreira representaram o município. De Coronel Domingos Soares o jovem Thiago Neves também esteve presente.
Os temas discutidos e colocados em votação para serem priorizados pelo governo foram:

Cultura e Cidade
Educação
Espiritualidade
Drogas
Trabalho
Família
Mídia
Sexualidade e Diversidade
Meio Ambiente
Tempo Livre

De acordo com Erinéia, que foi a delegada mais votada entre os 160 escolhidos, a participação de um encontro como a Conferência é importante para o município, já que as definições da fase Nacional, que acontecem em Brasília de 27 a 30 de abril, vão orientar as políticas públicas, captando projetos e recursos.
Além dos encaminhamentos políticos, a Conferência valoriza as diversas culturas de jovens que pertencem as mais variadas camadas sociais e etnias. Palmas apresentou o grupo de capoeira Guerreiros da Noite.

Nenhum comentário: