sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

PRESENTE

Aluno da APAE de Palmas sonha com um emprego neste Natal
Por Larissa Mazaloti
Qual é o seu sonho? “Conseguir um emprego, ter minha casa e morar sozinho”, respondeu o jovem Paulo Sérgio dos Santos Rocha, de 20 anos. O rapaz não tem planos diferentes dos da maioria, quer trabalhar e ser independente. Porém, precisa encontrar pessoas que desmistifiquem sua deficiência mental e saibam explorar seus potenciais.
Como ele, que estuda na Escola Especial Sinhara Vianna, mais quatro dos dez irmãos também freqüentam a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Palmas.
Recém acordado, Paulo Sérgio e sua mãe que já estava em pé às 8h da manhã, fala pouco, responde o essencial e se espreguiça várias vezes. É um menino forte e não aparenta ser portador de deficiência mental. Na cozinha, onde a conversa aconteceu, dois de seus irmãos ainda dormiam no chão.
A pequena casa, com a chaminé esfumaçando, tem três cômodos para doze moradores. “Não é fácil, mas já moramos numa de dois, bem pior”, comenta a mãe, dona Vilma dos Santos Rocha. Ela não trabalha fora e depende, junto aos filhos, do marido, seu Sinval da Luz Rocha que se dedica nos pomares de maçã.
Paulo Sérgio está de férias há poucos dias e diz que vai sentir falta da rotina que começa às 7h30min quando o transporte da APAE o pega em casa. Na escola ele pratica esporte e já viajou pra algumas competições de futsal e atletismo. A mãe diz que gosta destas atividades do filho, pois é uma oportunidade de conhecer vários lugares. Ela também relata que há muito tempo os filhos estão na escola especial e garante que a melhora é notória. Além disso, o garoto ainda aprende trabalhos artesanais.
Dona Vilma conta que a APAE é seu refúgio nas horas de precisão e se mostra agradecida pela ajuda nos momentos difíceis. A casa, que aumentou de dois para três peças é fruto do auxílio da escola e do Fórum de Palmas, diz ela.
O Natal da família Rocha é magro, diz dona Vilma, mas além dos doze da casa, os irmãos dela também se reúnem na casa para celebrar a data com um jantar na noite de 24 de dezembro. Ela comenta que não é muito fácil, mas que nesta época recebe ajuda de algumas pessoas e pode comemorar o Natal sem precisar gastar muito.
Paulo Sérgio foi indicado pela direção da APAE de Palmas por ser um dos 191 donos de sonhos que foram alimentados este ano. De acordo com a diretora Ivone Pelizzari Loureiro, em 2007 atividades como o Encontro Profissionalizante, carnaval, Festa de Páscoa, Festa Junina com a participação das escolas de Palmas, o dia da Consciência Negra, os 20 anos da APAE no Brasil e as comemorações de Natal e final de ano foram algumas das atividades realizadas com os alunos que merecem especial atenção e respeito.
Até o fechamento desta matéria, ainda não havia acontecido à reunião de planejamento para 2008, portanto, ficam para as primeiras edições de 2008 os novos sonhos da APAE e da Escola Especial Sinhara Vianna.
Publicado no Jornal Folha de Palmas, de 21 a 27 de dezembro de 2007.

Nenhum comentário: